Regulamento

1º CONCURSO CULTURAL DE VÍDEOS 

TEMA: CAUSOS

CAPÍTULO I – DO OBJETO

Art. 1º O 1º CONCURSO CULTURAL DE VÍDEOS é uma iniciativa do Sistema CNA/SENAR com a finalidade de incentivar a cultura brasileira da contação de causos. Os causos são uma forma de aprendizado nas culturas orais, tendo, portanto, sua fundamentação na linguagem oral. Quando ocorre uma contação de causos, é uma experiência tanto para quem conta quanto para quem ouve. O concurso em questão pretende ampliar essa cultura incentivando a contação de causos por meio digital, através da participação voluntária e com abrangência nacional – preservando as características regionais.

CAPÍTULO II – DA COMISSÃO ORGANIZADORA 

Art. 2º A coordenação do concurso será conduzida por uma Comissão Organizadora, à qual compete o exercício das atribuições previstas no presente Regulamento, bem como quaisquer outras necessárias à organização e à administração dos trabalhos. 

Parágrafo primeiro. A Comissão Organizadora será responsável por realizar a triagem dos vídeos enviados, procedendo a sua avaliação/seleção conforme as disposições contidas nos arts. 10 e 11 deste Regulamento.

 

Parágrafo segundo. A Comissão Organizadora será composta por 03 (três) membros, sendo estes colaboradores do Sistema CNA/SENAR.  

CAPÍTULO III – DO TEMA

Art. 3º O vídeo deve trazer um causo. São considerados causos, histórias reais ou inventadas, podendo ter partes reais e outras partes criadas ou transformadas por quem conta, tendo a pessoa vivido ou não a situação narrada. As histórias podem ser cômicas ou dramáticas.

CAPÍTULO IV – DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Art. 4º Podem participar do concurso todas as pessoas físicas habilitadas à prática dos atos da vida civil, residentes e domiciliadas no território nacional, que se inscreverem na forma estabelecida neste Regulamento. 

Parágrafo único. Somente os maiores de 18 (dezoito) anos poderão participar do concurso.  

Art. 5º Cada participante poderá inscrever apenas 01 (um) vídeo, no qual somente ele(a) apareça como contador(a) do causo.

Art. 6º Ficam impedidos de participar deste concurso, os componentes da Comissão Organizadora, bem como da Comissão Julgadora e seus cônjuges/parentes de (até) primeiro grau, sob pena de desclassificação e de responsabilização nos termos da Lei.

Art. 7º A participação neste concurso é voluntária e totalmente gratuita. 

Art. 8º Ao realizar sua inscrição neste concurso, o participante automaticamente estará concordando com todas as regras e disposições contidas neste Regulamento, na Política de Privacidade do Sistema CNA/SENAR/ICNA e no instrumento intitulado  Termos e Condições de Participação no Concurso, cujas íntegras estão disponíveis na página de cadastro.

CAPÍTULO V – DA INSCRIÇÃO E DOS PRAZOS

Art. 9º A inscrição será efetivada mediante cadastro de 01 (um) vídeo (Capítulo IV, acima) no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso, até às 23h59min, do dia 30 de outubro de 2021. 

Parágrafo único. Os prazos estabelecidos neste Regulamento poderão sofrer alteração, a critério da Comissão Organizadora, o que, se ocorrer, será amplamente divulgado no site do Sistema CNA/SENAR e, também, comunicado diretamente aos participantes, mediante o envio de mensagem ao endereço eletrônico cadastrado nos respectivos formulários de inscrição. 

CAPÍTULO VI – DAS ESPECIFICAÇÕES DOS VÍDEOS 

Art. 10 A Comissão Organizadora terá a responsabilidade de verificar se o vídeo enviado pelo participante atende às especificações abaixo:

  1. ser inserido no local indicado para envio, no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso, com o preenchimento do formulário ali disponibilizado; e

  2. ter duração máxima de 2 (dois) minutos.

 

Art. 11 Não será admitido a participar desta seleção, sendo automaticamente desclassificado, o vídeo/participante que apresente: 

  1. problemas técnicos (baixa qualidade da imagem e/ou do áudio)

  2. duração maior que 2 (dois) minutos;

  3. mais de um(a) contador(a) do causo, e/ou pessoa diferente daquela que efetivou a inscrição; 

  4. ter menos de 18 (dezoito) anos de idade;

  5. palavras de baixo calão ou ofensivas à moral e aos bons costumes, ou contra ainda que façam menção negativa, direta ou indireta, ao Sistema CNA/SENAR, ou a qualquer entidade a ele vinculado; 

  6. conteúdo ilegal, nocivo, doloso, ameaçador, ofensivo, calunioso, difamatório, desrespeitoso, infundado, discriminatório e/ou criminoso; 

  7. material que configure assédio e/ou invasão à privacidade/intimidade alheias, e/ou que seja vulgar, sexualmente explícito, obsceno, racial ou etnicamente ofensivo, e/ou, de qualquer outra forma, inaceitável por causar riscos ou danos, materiais e/ou morais, a terceiros (pessoas físicas e/ou jurídicas); e 

  8. divulgação de informações que não possam ser transmitidas por motivos legais e/ou contratuais.

 

 

CAPÍTULO VII – COMISSÃO JULGADORA   

Art. 12 A Comissão Julgadora será composta por 03 (três) membros, indicados pela Comissão Organizadora. 

Art. 13 A Comissão Julgadora fará a seleção dos melhores vídeos enviados dentre os participantes de cada Estado, considerados os seguintes critérios:

  1. utilização dos recursos da língua padrão: observar a linguagem utilizada no vídeo. O vocabulário deve ser simples e direto. Pode conter elementos regionais como nomes e sotaque, desde que o entendimento não seja prejudicado;

  2. respeito ao tema: é importante que o participante se atenha ao tema “causo”, portanto, é preciso que exista uma história com princípio, meio e fim. É importante destacar a diferença entre causo e piada. Piada pressupõe o humor e não há uma história em si. O causo narra uma história verídica ou não, que também pode usar o elemento cômico, mas o objetivo principal do causo não é o riso, ele pode gerar a reflexão, dúvida ou mesmo tristeza; 

  3. criatividade: o vídeo deve ser inovador. É permitida a utilização de cenários, mas é requisito que o(a) contador(a) do causo/participante apareça. Também será analisada a boa narrativa, com variações na entonação, a interpretação do contador(a) e a história contada.

Art. 14 A Comissão Julgadora poderá selecionar 01 (um) vídeo por Estado, devendo escolher até 27 (vinte e sete) vídeos, os quais serão, então, avaliados por votação popular no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso, em prazo a ser definido pela Comissão de Organização e amplamente divulgado nas mídias sociais do Sistema CNA/SENAR. 

Art. 15 Em caso de empate, serão utilizados como critérios para desempate a data e a hora da postagem do vídeo, pelo participante, no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso, sendo que o primeiro vídeo postado será o vencedor.

Parágrafo único. Em caso de não haver vídeo que atenda às especificações deste Regulamento, não haverá premiação e o concurso será encerrado.

Art. 16 Todas as decisões da Comissão Organizadora, da Comissão Julgadora e do júri popular são soberanas, não cabendo, em qualquer etapa do concurso, recursos ou impugnações por parte dos participantes.

CAPÍTULO VIII – DAS ETAPAS 

Art. 17 O concurso será dividido em etapas, definidas a seguir: 

a) primeira etapa – cadastro e envio do vídeo: para inscrição no presente concurso, é necessário acessar o endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso até as 23h59min do dia 30 de outubro de 2021, para: (i) preenchimento do formulário ali disponibilizado; e (ii) envio do vídeo; 

b) segunda etapa – análise do vídeo pela Comissão Organizadora: após o envio do vídeo, a Comissão Organizadora irá avaliar se o material efetivamente atende às prescrições e especificações estabelecidas neste instrumento; 

c) terceira etapa – seleção dos vídeos pela Comissão Julgadora: após a análise/triagem pela Comissão Organizadora, a Comissão Julgadora poderá selecionar 01 (um) vídeo por Estado, observados os requisitos estabelecidos no art. 13 deste Regulamento, devendo escolher até 27 (vinte e sete) vídeos;  

d) quarta etapa – período de votação popular: após serem selecionados os vídeos pela Comissão Julgadora, esses serão disponibilizados no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso, para livre votação popular, em prazo a ser definido pela Comissão de Organização e amplamente divulgado nas mídias sociais do Sistema CNA/SENAR;

e) quinta etapa - definição e anúncio dos vencedores: com o término do período de votação popular, o resultado final do concurso será divulgado no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso até o dia 11 de dezembro de 2021, sendo que os vencedores também serão comunicados diretamente, por contato telefônico e/ou envio de mensagem ao endereço eletrônico cadastrado no respectivo formulário de inscrição; 

f) sexta etapa – premiação: a solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá em evento, em data a ser definida pela Comissão Organizadora, a qual será previamente divulgada no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso e comunicada diretamente aos vencedores, por contato telefônico e/ou envio de mensagem ao endereço eletrônico cadastrado no respectivo formulário de inscrição. 

CAPÍTULO IX – DOS PRÊMIOS

Art. 18 Os 03 (três) melhores vídeos serão premiados da seguinte forma:  

  1. Primeiro colocado – uma motocicleta 150 cilindradas (zero Km);  

  2. Segundo colocado – um notebook; e

  3. Terceiro colocado – um telefone celular.

CAPÍTULO X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 19 Serão consideradas nulas e ficarão imediatamente desclassificadas e impedidas de concorrer aos prêmios, as inscrições em que se verificar tentativa de fraude ou abuso ou, ainda, a utilização de qualquer meio eletrônico, informático, digital, robótico, repetitivo, automático, mecânico e/ou análogo com intuito deliberado de reprodução automática e/ou repetitiva de inscrições, idênticas ou não, importando na nulidade, também, de todas as inscrições efetuadas pelo participante que tenha se utilizado de um dos referidos meios e/ou com um dos referidos fins, ainda que nem todas as inscrições tenham resultado do uso de tais meios e/ou sido realizadas com tal finalidade. 

 

Art. 20 Igualmente, serão automaticamente excluídos os participantes que tentarem burlar qualquer das disposições contidas neste Regulamento e/ou fornecerem qualquer tipo de informação inverídica, sem prejuízo da respectiva responsabilização nas esferas cível e criminal.

Art. 21 É facultado, à Comissão Organizadora e à Comissão Julgadora, realizar a conferência da autenticidade e da veracidade das informações e dados fornecidos pelos participantes. 

Art. 22 Havendo necessidade de alteração de datas e/ou de qualquer outra disposição relacionada ao concurso, ou sendo necessário adiá-lo, suspendê-lo ou cancelá-lo (ou qualquer de suas etapas), por qualquer motivo, o fato será amplamente noticiado no site do Sistema CNA/SENAR e os participantes também serão imediatamente notificados através do e-mail informado no ato de suas respectivas inscrições, não lhes cabendo, em hipótese alguma, reparação por eventuais danos e/ou prejuízos suportados.

Art. 23  Esclarecimentos e informações adicionais relacionados ao concurso poderão ser solicitados pelo e-mail concurso@prosadeporteira.com.br. As respostas/orientações serão divulgadas no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso, sem que haja a identificação do consulente. 

Art. 24 As situações não previstas neste Regulamento serão analisadas e decididas pela Comissão Organizadora.

Art. 25 O Sistema CNA/SENAR não será responsável por problemas, falhas ou mau funcionamento técnico de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, nem por erro, interrupção, defeito, atraso e/ou falha em operações e/ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando, a transmissão imprecisa de inscrições e/ou a falha em recebê-las decorrente de problemas técnicos, congestionamento na internet ou no endereço vinculado ao concurso, vírus, queda de energia, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers), dentre outras ocorrências.

 

Art. 26 Da mesma forma, o Sistema CNA/SENAR não se responsabiliza pela ocorrência de casos fortuitos ou de força maior que venham, de qualquer forma, impedir a participação do interessado no concurso. 

Art. 27 O participante deverá observar e proceder conforme as instruções/orientações recebidas, assim consideradas: (i)as contidas neste Regulamento; (ii) as dispostas na Política de Privacidade do Sistema CNA/SENAR/ICNA e no instrumento denominado Termos e Condições de Participação no Concurso; e (iii) outras instruções eventualmente divulgadas no endereço www.prosadeporteira.com.br/concurso.

E-mail para contato: concurso@prosadeporteira.com.br   |  Período de inscrição do concurso: 18/09/2021 a 30/10/2021.

© 2021 Prosa de Porteira. Desenvolvido orgulhosamente por TDA Brasil

Prosa de Porteira ®  |  É uma marca registrada que pertence a CNA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Captura de Tela 2021-04-06 às 14_edited.jpg